segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Situação #3 - Dar dinheiro pra quem te pede

Estava eu partindo para mais um dia de trabalho lá no fim do mundo quando de repente (pela milésima vez) entra um senhor com uns papéis na mão e com cara de desgosto. Começa a enunciar:
- Bom dia, senhoras e senhores, desculpe estar atrapalhando sua viagem, mas é que...
E despejou. Despejou na gente aquele monte de coisa que estamos cansados de ouvir, três filhos, dois doentes, ele está voltando de um hospital com a papelada na mão dizendo que sofre de alguma doença incurável. Sua esposa está desempregada e ele está morando de favor numa casa onde será despejado... mentira ou verdade?
Ele está me pedindo dinheiro e eu até tenho condições de ajudá-lo, mas quando eu penso no tempo que ele está perdendo pedindo dinheiro... esse tempo poderia estar sendo melhor utilizado se ele procurasse um emprego. Não tenho nada contra quem vende balas e outras coisas no trem (já vi um senhor vendendo revistinha de piada!), na verdade sou até a favor, pois, trata-se de um trabalho. Não estou dando meu dinheiro de graça, ele me convenceu, vendeu seu paixe!

O fato é que: o que me deixa mais indignado é a ação dele de pedir dinheiro. Ele não estava cego, nem aleijado e muito menos fora de si! Algumas pessoas até puxaram a carteira e sacaram a grana, mas acontece que essas pessoas estão dando o peixe, e não ensinando a pescar!Eu não dou O MEU dinheiro pra qualquer pessoa que tenta me sensibilizar utilizando-se da bondade humana. Se fosse uma pessoa me pedindo comida, eu ajudaria, na realidade adoraria que isso acontecesse um dia para que eu pudesse pagar um lanche e bater um papo com ele ou ela pra sacar qual é! E da mesma forma, ensinaria uma forma de pescar.Não sei se isso soa fraco, pois nunca me aconteceu, mas esse é meu modo de pensar. As pessoas suam (e muito) pra conseguir o que tem na carteira, elas estavam pegando trem, ora! E aí chega um cidadão vomitando seus problemas para a gente ajudar ele? E os problemas das pessoas? Todo mundo tem um problema. Vou forjar a situação pra vocês verem o quão absurdo isso me parece!

EU: Bom dia, senhoras e senhores, desculpa estar atrapalhando vosso conforto, mas estou aqui para dizer que sofro um dilema na minha vida: eu sou funcionário do Parque da Xuxa, que fica em Jurubatuba, e quase todo dia tenho que me deslocar para lá. Acontece que fica muito longe e pra mim é ruim ter que pegar ônibus e trem e metrô porque gasto muito tempo e dinheiro. Venho aqui pedir pra vocês uma contribuição pra eu comprar um carro e chegar com mais facilidade ao meu destino. Um centavo, cinco, não importa, o que importa é o que o seu coração mandar. Deus lhes dará em dobro!

Você me daria dinheiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...