quarta-feira, 10 de março de 2010

Porque a arte é tão desacreditada no ABCD?

Vamos de assunto sério agora:
Assunto interessante e com certeza já discutido por muitos artistas da região. Falta de fomento do governo, falta em conseguir espaços, falta de qualidade e capacidade administrativa dos grupos e a principal resposta: falta do povo consumir cultura, consumir arte! E essa é minha discussão aqui!

Se existe uma coisa com que me revolto é:
EU: O que você vai fazer de faculdade?
A PESSOA: Administração (exemplo)
EU: É o que você gosta?
A PESSOA: Gostaria de fazer artes cênicas, mas minha mãe não deixa!
MEU ALTER EGO: Manda sua mãe pra puta que pariu!
EU: O QUE?

E aí vem meu texto!
Desde criança as pessoas nos perguntam: o que você vai ser quando crescer? Respondemos que seremos bombeiros, médicos, advogados, veterinários, professores, policiais... e as pessoas morrem do coração quando o filho diz que quer seguir artes cênicas, dança, artes visuais.
Frases comuns: "isso não dá dinheiro!", "mas você precisa ter umm emprego de verdade, né?", "ta, mas e de profissão mesmo?".
O artista que nunca ouviu isso que atire a primeira pedra!
Sabe porque é tão difícil algo relacionado a arte nesta região? Porque quando você sai da escola você é orientado a um curso técnico, a um Senai da vida, um curso de mecânica, eletrônica, montagem, manutenção. E então os pais te botam na cabeça que você tem que trabalhar logo... pra que?
Bom, voltando para os técnicos da vida, é plenamente maravilhoso você ficar trabalhando com estabilidade na GM, ganhando muito bem, com oportunidade de crescimento, com convênio pago, vale-vida, e quando se aposentar viver numa casa de praia em qualquer lugar do país.

EU: Sua profissão?
ELE: Operário.
MEU ALTER EGO: He he he!

Operário! Essa é a resposta: Esta região tem uma mentalidade muito operária. E se você quer saber seus pais metem na sua cabeça que você não pode fazer arte porque não dá dinheiro porque eles querem com todas as forças que vocês consigam um emprego! De boa? Eu quero uma carreira!
E mais, sabe por quê algumas cabeças da população acham que arte não dá dinheiro? Porque eles não convivem com artistas! Pra ele atores de verdade estão na novela das oito e dançarinos/bailarinos de verdade estão no show de algum cantor famoso. Essa é a FAMOSA mentalidade PLIM-PLIM! Vamos nos bitolar na televisão porque ela mostra nas suas programações que médicos (ainda que "fanfarrões")e advogados são pessoas bem sucedidas que têm problemas na vida social e amorosa e é só. Em síntese ninguém acredita em artista porque não convivem com um. Eu passo seis dias da semana na companhia de pelo menos três, exemplos de que pode dar certo e de que DÁ!

Será que ainda existe aquele pré-conceito de que artista é tudo puta, viado, sapatão e maconheiro?

Acho que precisamos de estratégia melhores para arrebanhar público e as pessoas precisam perder essa cabeça operária, porra, porque já estamos no séculos XXI!
E às famílias que não deixam os filhos escolherem o que querem é porque são desacreditadas delas próprias e que não são verdadeiramente felizes no que fazem, ficaram depois porque até conquistaram seu ganha-pão, mas não entrou porque aquilo fazia seu coração vibrar verdadeiramente!
Fecha a conta e passa a régua, que eu vou encher a cara!



Créditos a Edu Silva, o mestre da visão (não, ele não é oftalmologista).

5 comentários:

  1. Maldade nutii!!
    AHuahUHAUHAUAH...
    Eu sakei essa conversaaa!!! xD

    Adoroo!! vo segui seus conselhoss!!

    hauHuahuahuahuhau

    bjO*

    ResponderExcluir
  2. Meus conselhos não, siga seu coração!!!
    Arrasou Laka!

    ResponderExcluir
  3. AHUhauHAUHAUHAU
    Nutii!! por isso eu ti amoo!! =D

    adorooo!

    ResponderExcluir
  4. Haaa!!
    dexa eu flar de novoo!!

    Os nossos pais queremq a gente vire metalurgicoss! uhauhauahuahuahua

    Que futuro promissor neh!?

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...