quinta-feira, 22 de julho de 2010

Comédia na TV brasileira? Aaaah vá...

Cada dia que passa fica mais claro a inutilidade que existe em assistir certos programas da telinha.
A programação da televisão brasileira está absolutamente tosca, sem um conteúdo que lhe proporcione um acréscimo inteligente de algo que faça sua massa encefálica... bem, é isso!
Agora, em termos de comédia, a coisa fica um pouquinho mais preta. Vamos aos condenados:


Nunca na vida eu vi um programa tão ruim quanto Zorra Total quando o tema é comédia. Ok, admito que no começo da Lady Kate eu até ria, mas chega uma hora em que nenhum ser humano aguenta mais o "To pagaaaaando"!

Aquelas bichinhas afetadas, que só servem pra queimar a figura do homossexual perante a sociedade, tampouco sabem o que a palavra comédia significa! E mais, bordão foi inventado comercialmente para que as pessoas fixem na cabeça o "olha a faca", o "Cala a boca Aderbal", "Isso pooode"e os 30.000 bordões que já passaram por esse programa asburdamente fútil.





A Praça é Nossa é um programa que devia estar extinto há mais ou menos uns dez anos, maaaas, no entanto, contudo, todavia, consegue ser um programa que ainda lhe proporciona umas risadas (mais que o do Zorra Total, claro). Porém, os personagens que se encontram com Carlos Alberto de Nóbrega são divididos em dois tempos. O passado e o presente. O passado é constituído por atores que fazem o Zé Bonitinho, o Jeca Tatu e os intermináveis do Café-com-Bobagem. O presente é formado por um grupo de atores novos, advindos de qualquer escola de teatro que forçam absurdamente a graça e se comportam como verdadeiros retardados, que devem ter algum tipo de distúrbio sério. No meio disso, os palhaços do Circo Beto Carreiro, que, na minha opinião, são os que se saem melhor nessa loucura toda.

Vale lembrar que qualquer personagem que se saía melhor do que os outros num programa de comédia, ganha de sua emissora uma sitcom sobre sua história. Todas usam essa fórmula, mas nem sempre ela surte bons resultados, como é o caso do PIOR programa de humor da história:



Ninguém, absolutamente ninguém merece ligar sua televisão num final de semana e ver esses dois cidadãos tentando ser engraçados para o público.

Os Caras de Pau vieram num momento em que a Rede Globo precisava cobrir o buraco no horário, e isso fica claro para nós quando o vimos! Alguns falam mal da emissora, outros até defendem, argumentando que as melhores novelas e produções estão nela e ainda tem a coragem de me dizer que alienação não existe. Bom, quanto a isso, é melhor não dar minha opinião, senão ela vai precisar de explicação e esse post ficará maior do que já está!


A grande febre do público jovem é o, com certeza, o programa Pânico na Tv, comandado por Emílio Zurita, seguido de um time excelente de comediantes. Mas afinal, o que ele está fazendo num post como esse? Simples: comercial.

Pânico na Tv é um programa que utiliza-se do humor fácil, como satirizar pessoas famosas! E, convenhamos, nisso não há nenhuma originalidade! As edições do programa são excelentes e o conteúdo é enxuto, o que mata são as malditas propagandas que ganham o horário (e foi exatamente isso que acabou com o Chupin, na Metropolitana). O Pânico na rádio não é grande coisa, porém, é um programa que será lembrado, também não como grande coisa, também porque a emissora não ajuda! Destaques para os bordões que insuportavelmente grudam na nossa cabeça e ninguém para de dizer!

A temática do programa é interessante e faz uma linha que denuncia tudo e a todos, custe o que custar! A audácia de seus membros permitiu que o programa alcançasse reconhecimento. Porém, metade de seu conteúdo é direcionado em satirizar/ridicularizar celebridades e/ou pessoas famosas. Destaque para o "Top 5", que arrasa, aliás: a gente adora ver os outros se ferrando não é? Vamos ao próximo:


Legendários e Comédia MTV são dois programas em que as respectivas emissoras apostavam muito. O que aconteceu com eles? Floparam!
Legandários é uma verdadeira colagem de tudo o que já foi postado acima. Tem o cenário do CQC, as gostosas do Pânico e quadros muito Zorra total, com umas entrevistas meia boca, como A Praça é Nossa!
João Gordo não pode mais falar palavrão na emissora do Edir Macedo e o Mion não conseguiu se renovar 1%! Mionzinho ainda está com ele e o quadro em que ele imita videoclipes persiste por longos anos, com nomes diferentes, desde que o prefixo seja seu próprio nome!
Onde já se viu João Gordo entrevistar a banda Cine sem arrancar sangue de nenhum deles?

Já a MTV peca vigorosamente quando o assunto é elenco. Pois com a saída de Gordo e Mion, cresceu uma variedade incrível de programas planejados em uma hora, para cobrir os buracos que ficariam. Um deles levava o nome de Comédia MTV, reunindo todo o elenco de Quinta Categoria (esse bordão realmente funciona)e do 15 minutos!
Comédia realmente não tem muita, mas em termos de expressão e atuação, todos eles arrasam!
Porque não vai pra frente? Assista um dia!


Furo MTV é o programa que tem o melhor tema de todos e a pior execução de todas! Dani Calabresa é uma excelente atriz, seguido de Bento, que não é tanto assim, pelo menos para comédia, respectivamente. O programa cai mais uma vez naquela de falar mal de todo mundo, custe o que custar, fazendo a maior zorra, com duas figuras muito caras de pau! Já deu pra entender, né?

Toma Lá dá Cá graças a Deus acabou, com um fechamento terrivelmente sem criatividade! O episódio piloto (aquele com a Débora Bloch) foi o melhor de todos. Miguel Falabella queria uma linha Sai de Baixo para sua produção, mas a coisa não deu nada certo. Fora, é claro, os bordões! Isadora se tornou uma Magda, Celinha era Cassandra, a empregada, claaaro, a empregada, Edileusa e Neide estavam juntas em Bozena (aliás, seu bordão "lá em Pato Branco..." se perdeu quando Miguel Falabella tentava alavancá-lo, exagerado demais). Mário Jorge falava mal de todo mundo, assim como Caco Antibes e os personagens Ladir, Dona Deise e Dona Percy foram criados especialmente para o clichê homossexual engraçado na telinha... muuuito original!


Sai de Baixo foi uma sitcom melhor. Era realmente engraçado, com um elenco que tinha uma ótima química, que eram realmente comediantes e tudo ocorria de verdade no show. Sai de Baixo não era um programa genial, mas o carinho e dedicação que eles mostraram os alavancaram, tornando-o um programa gostoso de se ver. Os roteiros eram mais elaborados que qualquer programa de hoje em dia, e já não era assim grande coisa.

Poreéééém, como acontece com a maioria das séries que um dia já foram engraçadas, ela foi piorando, piorando até se tornar uma tortura semanal.

Claro que Sai de Baixo nunca foi um programa sensancional, mas fez história e dá de dez a zero (ainda!) em qualquer programa de hoje!

E vamos combinar, hoje não é uma época muito boa para a TV, né?

3 comentários:

  1. Baralho meu... muito massa seu post... só não é tão legal quanto seu NOTEBOOK... Onde vende?
    Visita o meu tbm.. não é nada d+, porém tentamos melhorar a cada dia (ou semana, mês, ano...sei lá!)http://uniblogueiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É Lucas esse post é quase um programa de comédia, só que em vez de falar mal das celebridades´é dos programas. Eu sou uma das pessoas que acham que a televisão não aliena as pessoas pelo menos as que tem inteliencia para saber diferenciar o que é real e o que é vicção, mas você provou o contrario com certeza tem muita gente alienado só nos resta saber se é por causa da TV, porque se for precisamos exclui-la da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. adorei o post...
    pura realidade! ( a TV anda me dando ansia de vômito )

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...