sábado, 28 de maio de 2011

Pichação é arte?


Pichar uma parede é na realidade um manifesto silencioso ao mesmo tempo em que é agressivo. Não é bonito (à primeira vista), incomoda e não é fácil de entender, todavia, brota da realidade, do tempo e do espaço em que o ser humano que o fez vive, é uma expressão remetente da liberdade e é um reflexo do homem daquele lugar... ora, isso tudo não é artístico?

Existe nas ruas uma disputa pela fachada mais alta, pelo status de mais admirável pichador, marcando seu alfabeto próprio e repleto de signos: consequência da divisão de classes, advindo do capitalismo e sincera adrenalina pelo status de ser o melhor e maior.

Penso que a pichação seja uma arte muito sincera. Porém, existe uma ética a ser discutida, pois a tolerância de qualquer um vai embora ao se deparar com "aqueles símbolos feios" no muro de casa.

O não entendimento da arte gera ignorância, que gera a banalização, e foi isso o que aconteceu. Hoje tem uma pichação em cada rua que passamos, ramo em que a pichação não respeita mais o espaço das outras pessoas. É como um bando de gente colocar nariz de palhaço e sair por aí destruindo as janelas das casas. Isso é anarquia infundada, não manifestação artística.

O moleque que achou aquelas letras interessantes, quer colocar o seu próprio nome naquele formato de signo e, então, sai por aí marcando seu território, sem pensar em ninguém e sem motivo aparente. Essa é a razão pela qual vemos garotos burgueses, sem razão alguma para aquilo, pichando os muros de suas escolas num ato de puro vandalismo.
Acontece que a pichação foi banalizada, que é o que acabou ocorrendo com outras formas de arte, porém, imagino que as pessoas não conseguem entendê-la porque vivem em sua própria época, o contemporâneo não é simples, nem sempre é bonito e nunca é fácil de entender (ainda mais em um país em que a maioria da população vê o modo de vida perfeito na tela da novela das nove). Outra porque também vem das ruas, de jovens pobres e sem voz no país, esta é a sua forma de expressão, um grito para dizer que eles existem. É uma arte folk que não deve ser levada como pichação pela pichação. Ao tempo em que eles mesmos cultuam uma arte, em seu próprio meio há os que banalizam-na.
Arte não tem a ver com vandalismo.

No todo, ao se referir a uma obra de arte, não se pode dizer que ela é feia (isso é ignorância), há de saber qual foi o motivo, a história de vida e deixar de lado a opinião pessoal antes de analisar qualquer coisa. Ninguém diz que o Abaporu de Tarsila é feio, ou O Grito de Edvard Munch ou os trabalhos de Peter Howson... há uma questão de entendimento, e como a pichação é algo novo e pobre... porque vamos entender né?

NOTA: Pichação é pichação e grafite é oooooutra coisa.

15 comentários:

  1. PREFIRO O GRAFITE À PIXAÇÃO. ALGUNS PODEM ATÉ ACHAR A PIXAÇÃO UMA FORMA DE ARTE, MAS MESMO ASSIM EU DIGO NÃO PARA ELA E SIM PARA A GRAFITAGEM.


    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o grafite presisa de talento para se expresar e a pixação não______________________________________

      olhe por outro olhos

      Excluir
  2. Sinceramente, na minha opinião esse foi o seu melhor texto! Não teria nada a acrescentar.

    Assino em baixo.
    Um grande beijo
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Grande Lucas...
    estou começando ma entender...

    ResponderExcluir
  4. pixação eh vandalismo.
    grafite, arte!


    adoreei o blog e estou seguindo-o!

    qnd tiver um tempinho, de uma passadinha no meu?


    bjooos

    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante seu blog! Se bem que não concordo com pixação mas..xD

    to te seguindo!

    www.mascarasdaverdade.blogspot.com


    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Se os pixadores tivessem alguma consciência política por trás de seus atos eu até entenderia; mas no fundo é coisa de moleque que mal consegue escrever uma frase completa com sentido!... não que isso seja necessáriamente só culpa deles; de fato a pichação é uma demonstração de problema sociais, falta de educação, segurança, esquecimento do Estado de uma parte da polpulação... mas o pixador quase nunca pixa protestando contra isso, quase sempre só se quer aparecer mais que o outro pixador!!!

    Muito bom o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Sou uma nova leitora aqui no seu blog
    E agora vou dar a minha opinião sobre o post:

    Pixação é uma arte de ignorantes.
    Eu acho que posso colocar assim!!!
    Não é uma pintura bela, mas também não é feia, depende de quem olha.

    A única coisa que está errada na pixação, é a forma como ela é colocada. Nos muros, nas casas.
    Pois veja bem, eu não gastei com um pote de tinta, para deixar a faxada da minha casa bem bonitinha, para depois vim um qualquer e estragar tudo.

    Acho que as pessoas que fazem isso deveriam se instruir mais e aprender que existem outras formas de se expressar dentro da sociedade.

    -------

    Eu sou novata aqui nesse mundo dos blogs sobre a arte.
    Tinha um outro blog, mas sobre outra coisa.
    E agora estou começando o meu blog, junto com a minha vida

    artistica.

    Dâ uma forcinha, sim?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Parabéns pelo Blog, muito bom, um conteúdo esplêndido, maravilhoso, me agradou bastante, sempre que puder estarei por aqui para ler bons textos.

    Estou te seguindo
    Quando puder passa lá no meu também

    http://essenciaego.blogspot.com/

    Abraço apertado

    ResponderExcluir
  9. Reformei meu muro, coloquei um portão legal ficou lindo pra caramba! No outro dia apareceu uma pixação assim: Os reis da rua decoraram seu muro.

    Que bosta véio! Acho que a pixação agride as pessoas que não tem nada a ver com a revolta desses meninos, e pra falar a verdade se vc for ver a frase dos muleques era uma frase malvada!

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente é crime! vivemos em um estado democrático de direito e devemos respeitar a constituição do nosso país. Causar danos a propriedade alheia é crime. Mas se você quiser pixar seu próprio muro ou tiver autorização do dono ai é outra conversa...

    ResponderExcluir
  11. Ei.. gostei do seu post e resolvi dar minha opinião. Tipo assim pra mim, a pichação é um tipo de arte, é um jeito das pessoas se manifestarem, elas estão mostrando o que sente, ou ate mesmo expressando a que seja.. Talvez elas estejam erradas sim, mais estão expressando o que sentem, é o mesmo que uma pessoa estar com raiva e não poder falar com ninguém o motivo e com isso essa pessoa vai jogar tudo escrevendo em um papel ou sei lá, ja os pichadores são diferentes.. Ninguém é igual a ninguém, ninguém é perfeito, todos nós temos defeitos e qualidades e os pichadores te os deles!

    ResponderExcluir
  12. A arte é subjetiva... e a pixação é contestação e no dia que ñ for mais, será business então que o movimento permaneça puro... Viva a pixação. www.megacaos.com

    ResponderExcluir
  13. existem pixadores e pixadores, tenho 31 anos, pixo desde os 13... confesso q quando comecei foi por embalo, junto com amigos e tals, mais ai decidi ir me informar o pq daquilo, de onde nasceu, o pq disso tudo... e posso ti afirmar que isso tudo eh arte sim, faz parte da cultura de rua no mundo inteiro como forma de protesto, como forma de voz aos que não tem voz e assim por diante,
    mMais como disse anteriormente existe pixadores e pixadores assim como existe grafiteiros que exercem um trabalho maravilhoso como o kobra, os gemeos, o chivitz e por ai vai com tbm existe aqueles que soh querem status utilizam como trabalho, como forma de ganhar a vida como tbm existe pixadores que tem a marca deles e que sustentam a sua familia da venda de materiais e tals
    resumindo nao devemos generalizar...

    parabens pelo blog
    e um viva a pixação vagabundo

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...