sexta-feira, 2 de abril de 2010

Greve dos Professores

Estava eu, andando pelas ruas ensolaradas de Santo André, eis que me deparo com um grupo de pessoas próximo à estação de trem, com cartazes, faixas e uma banda ensaiada, parecendo apresentação de fanfarra (fora o fato de que a fanfarra jamais se apresentaria no meio da Industrial composta por pessoas de mais de 30 anos). Me enfiaram na cara um papel contendo o seguinte texto juntamente com a seguinte imagem:



Carta Aberta à População de Santo André

Professores entram em greve!

Depois de várias tentativas de diálogo com o Gov. José Serra, os professores decidiram entrar em greve. Por que resolvemos parar?
• Não temos condições de trabalho (escolas estão sujas. Sem funcionários, sem salas de informática, sem laboratórios, sem salas de vídeo, sem material para provas e avaliações);
• Estamos sem aumento salarial há vários anos;
• Somos mais de 70.000 professores temporários, que ficarão impedidos de trabalhar por 200 dias e faltarão professores;
• Salas estão superlotadas e não temos dois professores por sala, côo diz o governo.
• Algumas escolas estão fechando o período noturno, negando vagas para aluno trabalhador.

Com tudo isso, José Serra, coloca a culpa nos professores e exige que façamos uma prova em que somente 20% dos aprovados poderão ter aumento, mesmo tendo declarado ter em caixa mais de R$ 20 bilhões.

Por isso nós professores reivindicamos:

• Reajuste 34,3%
• Estabilidade para todos os professores para acompanharem o desenvolvimento do aluno;
• 25 alunos por sala;
• Que o aluno passe de ano sabendo
• Mais dinheiro para a Educação e Saúde.

Todo apoio à greve dos Professores!



Não sei se meu post soará atrasado, não sei se essa greve já acabou e também não tenho o menor interesse em saber, porém...(sim, há um porém!), há coisas a serem questionadas!
34,3% de reajuste? Minha Nossa Senhora! Eles fazem greve porque não são punidos, e ainda existe aquela lei de que funcionário público não pode ser mandando embora!
Quem aqui nunca teve aula com um professor incompetente declarado? Daquele que entra na sala mudo e sai calado? Ou com aquele que te chama de moleque, te afronta, põe o dedo na tua cara e te manda pra diretoria com o papel de culpado? Um lá que só conhece o que está escrito no livro ou que só vem duas vezes por mês? O que aconteceu com os profissionais que só conhecem o verbo to be do inglês? Certeza de que todos tiveram um professor que te ferrou por não ir com sua cara, por arrogância. Agora é lindo de morrer o professor escrever em uma carta aberta no meio da greve que quer que o aluno passe de ano sabendo, sendo que em muitas vezes não se esforça pra isso (aliás, eles ganham bônus quando mais alunos passam de ano na mão deles, quem é o pior tipo?). Dizer que quer estabilidade pra acompanhar o crescimento do aluno... ou seria pra ter um emprego mais duradouro? Eles querem dois professores ou 25 alunos por sala? E o que seria mais dinheiro para a Educação e Saúde?
E o pior, enquanto eles fazem a greve, os alunos ficam sem aula!
Quanto à prova do reajuste, eles acham um absurdo. Ora, e quanto aos alunos dependerem de uma prova pra passar de ano? Isso é certo? CONTESTAR A ESTABILIDADE SEMPRE CAUSARÁ PROBLEMAS? Aí eles se perguntam "Como ficam os que não ficaram entre os 20%?" Ora, na sala de aula, afinal, ao escolher a profissão você entrou porque gostava ou pra ser da posição "se hay gobierno, soy contra"?
Vamos lá professores, antes de saírem juntos em manifesto, assitam aulas dos seus colegas da perspectiva de um aluno e avalie se ele está bem mesmo pra isso! Dos 12 professores que eu tive no terceiro ano no Ensino Médio, 9 pareciam compreender muito bem o que ensinavam, 4 conseguiam ser simpáticas e profissionais ao mesmo tempo, 3 se importavam só em passar a matéria e que se danem os que não conseguiram, 2 tinham tendências a ferrar o aluno se não fosse com a sua cara, 2 faltaram o ano inteiro (deixando-nos com substitutos completamente incompetentes e intragáveis, propensos a começar uma confusão com qualquer um que questionasse seus modos sujos e impróprios), e apenas 2 se enquadravam no que chamamos de professor de verdade. Elas poderiam até não ser seu melhor amigo, elas não eram perfeitas, mas ELAS tinham atitudes profissionalíssimas, se empenhavam em te ensinar, e conseguiam te fazer aprender, entendiam muito bem o que estava passando e te transmitia segurança em sala de aula. Essas 2 estariam aptas e teriam a boca cheia para fazer qualquer reclamação.

Discuti muito com elas e concordo quando dizem que o aluno têm que ser mais responsável, mais educado e, se não quiser fazer nada no momento, vá pra fora da sala, na boa, era o que eu fazia quando não estava a fim mesmo; o aluno tem que falar o que pensa e o que te incomoda para poder debater com o profissional, ele tem que perguntar se não entendeu, e não ficar quieto; Tem que elogiar sim o professor e não só reclamar do que não gosta; tem que ter uma postura pelo menos de gente em classe, já que falta muito disso para alguns adolescentes, também completamente intragáveis e mal educados.
Vamos lá, pesssoas, educação nunca é demais!

Agora quanto à posição do governador José Serra: bom, ele é o mais votado nas enquetes sobre cadidatos à presidente! Vocês vão votar no PSDB e vão tudo pra PQP!
É isso aí, fecha a conta e passa a régua que eu vou encher a cara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...