sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Manual prático de como trabalhar em casa

Para conseguir realizar sua tarefa dentro de casa você precisa de três D's (como sempre): Disciplina, Disponibilidade e Determinação!
É muito difícil não se deixar distrair com outras coisas, afinal, com o mundo todo à sua frente na forma de internet, a TV e todos os seus DVDs disponíveis na prateleira e a cozinha pronta pra ser assaltada, fica difícil se concentrar em uma coisa só quando tudo que te rodeia é seu e está te esperando. Sem falar que nós seres humanos temos coceiras quando o assunto é besteira!
Seja lá qual for o seu projeto, tarefa ou assunto pra resolver em casa, sem ser DA casa, é preciso ter a disciplina de se concentrar só naquilo é mais nada.

- Tenha tempo de sobra. Não pegue uma hora que restou do seu dia corrido pra trabalhar. Isso não funciona e nada sai bom. Tenha o dia inteiro, ou a tarde inteira para fazer o que precisa fazer, sem se preocupar em cumprir suas obrigações como escrava do relógio.

- Coloque-se em um ambiente da casa, o mais apropriado para o trabalho, e faça dele um escritório da chefia de si mesmo. Só vá pra outros cômodos se realmente for necessário!

- Deixe as portas e janelas abertas para o sol e o vento entrarem livremente, assim você não se sente preso num escritório alheio, o que dá mais visão ao seu negócio.

- Barulhos externos só existem se você prestar a atenção neles.

- Tenha sempre um copo de alguma coisa próximo. Não importa se é cerveja, vodca, água, leite, chá, suco... Bebericar algo enquanto trabalha ajuda o cérebro a se desafogar em alguns momentos (fato comprovado cientificamente por mim mesmo!)

- Se vc trabalha no computador, deixe somente o Google aberto e esqueça redes sociais. A não ser que você seja um Forever Alone, vem sempre alguém falar contigo e qualquer barulhinho que você identifique ser de redes sociais já reduz sua capacidade mental de se concentrar só naquilo!

- Estabeleça horários, comece tal hora e acabe tal hora, obedeça a si mesmo! Não acorde cedo a fim de produzir durante o dia todo pra render, porque não vai! Olhe no relógio, não importa se você acordou meio dia e meia (vantagem nº 1 de se trampar em casa), se alimente bem, olhe todas as redes sociais que tem pra olhar e se divirta no pc por uma hora. Depois dessa uma hora passada, desligue tudo e concentre-se em você e no que pretende fazer. Acredite, deixe a diversão pro começo, senão você pode ser pego de surpresa durante a execução da tarefa pensando no recado que você tem que mandar pra não sei quem!

- Se você tem filhos, entretenha-os com qualquer coisa que seja produtiva para o cérebro deles, eles podem até estar no mesmo ambiente que você, desde que façam alguma tarefa importante pra eles também e que exija concentração.

- Sente-se numa cadeira que tenha encosto alto e estofo leve. Trabalhar num banco mais baixo ou mais alto do que o nível da mesa e numa superfície dura, prejudica a coluna, o pescoço, as pernas e os ísquios!

- Levante-se de quarenta em quarenta minutos para andar nem que for até o banheiro. Mas é andar, não fazer mais nada que exija muito. Se estique até a janela e olhe pro céu, isso pode durar cinco minutos, mas é o suficiente pra não se deixar desconcentrar por causa de muita concentração!

- Música? Só se for de elevador. Se você NÃO gosta de MPB, coloque também, vai te relaxar e você não vai prestar atenção na música. Pra algumas pessoas isso não funciona, meu caso, então, às vezes, o silêncio te deixa escutar mais o seu cérebro quando você para e fica olhando pro nada.

- Não deixe que ninguém te atrapalhe. Se for o caso, desligue o celular ou deixe claro para vizinhos que você está ocupado, o que vem de fora é muito perigoso para seu projeto.

- TV ligada, nem ferrando! A TV é um bruxa mentirosa que adora nos enfeitiçar e fazer-nos ficar olhando pra ela nem que for para o programa mais ridículo que estiver passando. Desligue-a e ajude a construir pensamentos melhores pro mundo!

- Quando você acabar tudo, movimente-se e relaxe. É hora de limpar a casa pra se movimentar, e aí a música que você quiser pode rolar solta, ou relaxe à sua maneira! Colocação pós trabalho é comemoração! (frase do mês).

Bom, acho que é só, aos poucos vou colocando mais, se houver necessidade. Agora, vou mergulhar na minha tarefa, pois já perdi meia hora dela escrevendo isso, o que nos leva à outra dica:

- Se você tem um blog, tente esquecer que ele existe!

Fecha a conta e passa a régua que eu vou produzir!

3 comentários:

  1. infelizmente meu tempo acabou, não poderei ler mas tbm não quero lhe dar um calote... salvei seu blog no favoritos, qdo entrar na net novamente, deixo meu comentário verdadeiro... mas agora preciso sair. um abraço! e me desculpe...

    ResponderExcluir
  2. Beem legal as dicas, principalmente a de lembrar de deixar as redes sociais fechadas, ehehehe

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk realmente uma otima dica :> adorei a do blog e deixar redes sociais fechadas rs

    http://comphetes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...