sábado, 31 de março de 2012

Prefeitura de Santo André passa por cima da população

Não adiantaram as assinaturas do abaixo-assinado, a representação na Câmara, as discussões com os trabalhadores e as opiniões públicas negativas... a prefeitura de Santo André passou por cima de tudo! A intenção é fazer uma rotatória, cortando a praça Rui Barbosa em Santa Terezinha, prejudicando assim a comunidade que transita todos os dias por ali.

Os aprendizes da Escola Livre de Teatro por três vezes pararam as máquinas, a favor da comunidade, mas não são apenas os alunos que vão sofrer.

A praça está abandonada, fato, mas a responsável pela conservação deveria ser a Prefeitura, correto? Correto! Se não há iluminação adequada, se o mato está alto, se os muros estão pichados, se não há segurança suficiente, qual é a solução? Acabar com tudo? Não! A solução é resolver conscientemente, transformar a praça num lugar de convivência. Pois há o público do Teatro Conchita de Moraes, do cartório, da igreja, da escola Profª Carlina Caçapava de Mello, aprendizes da Escola Livre de teatro, fora que no projeto, para a rotatória ser realizada a rua tem que ser rebaixada, acarretando em alagamentos e enchentes que já decorriam quando a rua existia em 1997. A rua foi transformada em praça justamente para minimizar os riscos de acidentes e prevenir tudo isso que foi falado aí em cima.
Agora a questão, por que depois de 15 anos é destinada verba pra voltar a fazer o que já era? Não poderia ser melhor aproveitado esse dinheiro? Ou essa obra existe justamente pra ele ser aproveitado?
A praça é do povo mesmo, segundo Castro Alves, ou a praça só existe pra atrapalhar caminho de carro?

Houve um manifesto hoje na praça, uma ação para que as pessoas vejam que estamos preocupados com tudo isso, com barulho, público, poluição e com o meio ambiente. Somos indivíduos, pagamos impostos, temos direitos e reivindicamos por eles!
Algumas fotos da nossa ação contra a rotatória, a favor da revitalização:










































CARTA ABERTA À COMUNIDADE SANTA TEREZINHA E AOS FREQUENTADORES DA PRAÇA RUI BARBOSA

"A praça é do povo!
como o céu é do condor." Castro Alves 

Uma reforma existe para transformar algo para melhor, certo? Mas não é o que vem acontecendo na Praça Rui Barbosa.
A Praça inclui um cartório, a Igreja Santa Terezinha - onde acontecem casamentos regularmente - a Escola Livre de Teatro e o Teatro Conchita de Moraes, além da escola Profa Carlina Caçapava de Melo. Por ser um local de grande fluxo de pessoas, era de se esperar que a reforma, que já está acontecendo, transformasse esta praça num lugar seguro, feito para o encontro da comunidade, para noivas tirarem fotos após o casório e para receber o público que vem ao teatro.
Esperamos que tudo isso aconteça e que a praça saia do abandono absoluto em que esteve nos últimos quatro anos, maaaaas... Surpresa!!! Uma rua será aberta e passará pelo meio da praça, retirando árvores, isolando e tornando-a, portanto, mais vulnerável à marginalização e uso de drogas, perda de espaços de convivência e lazer, além do grande perigo representado pelo fluxo de carros para as crianças e jovens das várias escolas do entorno. Outro problema sério é que o rebaixamento da via intensificará o já recorrente problema das enchentes que ocorrem todo ano, fato que é extremante preocupante para todos na região.
Queremos que a praça seja transformada num lugar iluminado, bonito, com academia ao ar livre, eventos regulares como feiras e shows para a população do bairro Santa Terezinha, com visibilidade, sendo retirados, por exemplo, as estruturas de concreto e que o problema do trânsito na região seja resolvido de outra forma – que não acarrete prejuízos ainda maiores para a população local.
O gasto excessivo com a abertura desta via pública seria melhor utilizado com a reforma da praça e seu entorno tal como ela é. Somos a favor de uma reforma bem pensada e que concorde com as necessidades da comunidade.
QUE A PRAÇA NÃO SEJA CORTADA AO MEIO! A PRAÇA É DO POVO!

2 comentários:

  1. Nenhum "cuzão de terno" tem que ter mais poder que a população!

    Ótimo blog, já estou seguindo, segui de volta?
    http://blogfapfap.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Show teu blog, estou seguindo e bootei nos favoritos :D

    segue o meu ?? http://filmesdotiu.blogspot.com.br/ grato

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...