quinta-feira, 2 de junho de 2011

Greve da CPTM e EMTU

Talvez hoje tenha sido o dia mais tenso do ano em São Paulo. Não caiu árvore, não teve tornado, nem vulcão explodindo, nem manifestantes evangélicos matando gays... o transporte público simplesmente parou!
Nenhum trem funcionou, alguns ônibus da EMTU também não operaram e o ABC também está parcialmente paralizado.
Escutamos todo tipo de coisa por aí, "um absurdo", "falta de respeito", "folgados", blá blá blá...

É realmente instigante a falta de bom senso de algumas pessoas. O ser humano, esse ser condicionado no mais fácil, cômodo, barato e metódico às vezes me surpreende em algumas atitudes.
Pois eu escutei todo tipo de coisa, e também sofri com essa paralização.
Andei da Estação Morumbi até Jurubatuba, a pé mesmo, de Ferrazópolis pra São Bernardo, de São Bernardo pra São Caetano e finalmente me preparo pra ir do computador para a minha cama. Gastei o equivalente a três dias pegando duas conduções e, além de exausto, com as pernas doloridas, sem dinheiro e sem conseguir ir pra faculdade, ainda tenho que escutar intolerâncias de algumas pessoas!

O que ocorreu na cidade foi uma coisa chamada GREVE. Os caras estão protestando contra os salários que julgam baixos (eu não sei quanto ganha um ferroviário/ motorista, e nem quero saber). O transporte público no Brasil é o mais caro do mundo, tudo bem que ampliaram as linhas, existem mais integrações e é o mais rápido em horários de pico. Movimenta-se, assim, mais funcionários para atender a demanda e com essa campanha sustentável, sendo finalmente enfiada na cabeça das pessoas, muita gente opta por pagar um trem à colocar mais um carro nas ruas. Com certeza, esses trabalhadores não estão sendo valorizados por quem os paga e muito menos por quem depende desse serviço! Talvez agora as pessoas percebam o quão importante é pegar o ônibus e um trem, e que os funcionários que nesta área trabalham também são seres humanos.

Não dá pra ter atitude burguesa, né! As pessoas precisam lutar SIM pelos seus direitos, da forma que encontrarem, eles tem que ser vistos pelas autoridades para elas notarem sua importância.
Andei, andei, andei e ando muito mais se for preciso, olhando pelo lado bom, além de caminhar cedo, receber vitaminas solares, exercitar o cérebro, ouvir mais músicas, ainda estou animado com a perspectiva das pessoas de mudarem sua visão manipulada e notarem que realmente se articulando, o que não está bom muda!

6 comentários:

  1. A rotina da minha cidade certamente nem se compara com a de megacidade como SP, mas consigo entender o que você mencionou como "o dia mais tenso"... É como um organisnmo que por mais complexo e vasto que seja, basta que uma de suas partes constituintes pare de funcionar ou simplesmente não funcione direito para que o corpo inteiro entre em desarmonia.
    Esses trabalhadores estão mais do que certos em reivindicar aquilo que lhes são de direito: um salário digno, que no caso da maioria dos trabalhadores brasileiros nunca parece ser suficiente para compensar o trabalho que fazem e terem qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  2. olá adorei seu Blog..
    já estou seguindo se vc pode me seguir agradeço beijos..
    http://novidadesdamaroka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Lucas, em relação a sua matéria, dá para perceber a coerência e o bom senso que tem, afinal, a intenção destes trabalhadores não era prejudicar o dia de cada cidadão de São Paulo, mas sim, lutar pelos seus direitos que como o de tantos outros não é respeitado, valorizado. Sou estudante de Direito e quanto mais estudo e aprendo, vejo o quão bonito é na teoria o que consta em nossa legislação, mas ao mesmo tempo o quão medíocre e hipócrita e na prática. Enfim, gosto muito de pessoas com o mesmo intuito que o seu e também como o meu, de levar a debate assuntos pertinentes do nosso cotidiano, e por isso, estou lhe seguindo a partir de agora.

    Abraço.



    http://sem--hipocrisia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Cara moro no interior, então não como seria uma vida de correria, mas eu diria que se a culpa não for do comodismo, acho que deve ser do Frank Zappa...http://rota173.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por denunciar calotes na nossa comunidade

    Quando tiver um tempo passa na Praça da Comu

    abraço

    ResponderExcluir
  6. As greves complicam a vida de todo mundo, principalmente quando se trata de transporte público. As cidades viram um caos.
    Abraço

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...