terça-feira, 26 de abril de 2011

Bharatanatyam

Como sou um apaixonado pelo Bharatanatyam, venho dividir com vocês uma das performances que mais gosto do Youtube:



Agora, se quiser saber mais sobre Bharatanatyam, joga no Google que eu não sou obrigado!

Fecha a conta e passa a régua que eu vou dançar...

O vídeo abaixo foi gravado no dia 17 de Junho de 2009 e registra parte do Bloco Indiano, do espetáculo Etnos - Uma Viagem Cultural Através da Música e do Movimento. A gravação contém um mantra original da Índia e um Bharatanatyam em grupo, coreografado por Luana da Silva Santos, ex-integrante da Cia. de Dança Ivaldo Bertazzo.
Faz quase dois anos deste dia e, sim, estamos com saudades!



ELENCO:
Kelem da Costa Vieira, Douglas Ruan, Pâmela Silva, Jaine de Jesus Soares, Patrícia Pires Sells, Júnior Alves, Fernanda Florido Calhado, Francielle Moraes, Bianca Pereira, Priscila Bastos El-Kadri, Bruno Alves, Moizilene Ribeiro, Raiane Ferreira dos Reis, Rafael Ferreira dos Reis, Pâmela Jordão, Alex Victor Queiróz, Laís Brentegani e Lucas do Carmo... Ex-integrantes da Cia. Persona Brazilis, dirigida por Ronaldo Monteforte.

domingo, 24 de abril de 2011

Noite

Minha noite foi tão escura quanto a própria. Embalada de pessoas e falsa sensação de segurança que desmerece esse próprio texto.

Elis Regina conversou comigo a noite toda, contou-me coisas do Brasil, chorou de amor, dançou, fez ironias e se divertiu. Eu só fazia beber vinho e me emocionar. Deixei Elis por alguns minutos e me sentei no meio da rua, graças a minha irresponsabilidade eram três da manhã e não havia ninguém ali, o vento me arrepiava a nuca e eu olhava para o céu azul-marinho, ausente de estrelas, a taça de vinho segura na mão.

Meus olhos me denunciavam e eu senti gosto de cocaína na boca, só de pensar no que não deveria. Entrei solitário e lavei os copos, Elis chorava e eu chorei junto, embriagado da noite.

Olhei para o coração vermelho que ganhei e sorri melancólico, só o que eu queria dizer aqui era "ta cada vez mais down na high society", mas a high society aqui nessa frase sou eu, e, por fim, cerrei meus olhos e cerrei minha noite...


[Elis Regina - Alô Alô Marciano]

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Artista

Sempre eu escuto dizer que o artista nunca está feliz, está sempre inquieto e irritado com a conformidade à sua volta.

Tive esse sentimento pós-Pra Todos os Cantos, o "estar inquieto" faz parte da minha alma, já o "nunca está feliz" não é da minha personalidade.

É muito difícil, pra mim, entender o porquê de as pessoas não serem felizes quando tem casa, comida, algo pra se proteger do frio e algum amigo que ama e confia.

Mas hoje de manhã acordei com a sensação esquisita de infelicidade com as coisas que ocorrem a minha volta. Posso chamar de pessimismo, ou posso achar que estou reclamando de barriga cheia. Não estou... faltam coisas demais, intelectualmente falando. Às vezes me sinto de mãos atadas ou com a energia de reconhecimento abaixo do nível do mar.

Não acho que deveria estar transmitindo pra cá minhas fraquezas, mas de algum modo, é libertador! Eu nem estou gostando do texto, mas se eu for analisar demais é capaz de nem deixá-lo aqui!

O que me resta pra hoje é lavar minhas roupas, fazer algo de plástico e permanecer em mim mesmo, para que eu curta o estado down em que me encontro.
Frescura? Talvez. Mas SEI que amanhã acordarei feroz!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Os 10 piores alimentos para a sua saúde!

Como eu ando muito natural ultimamente, vou listar aqui os dez piores alimentos para a sua saúde, segundo a nutricionista que provavelmente se chama Michelle.
Preparados para morrer de medo? Vamos lá:

10º lugar: Sorvete




Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho

De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza

Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita


Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6º lugar: Salgadinhos de batata




Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon
Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente




Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Donuts (Rosquinhas)




Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante




Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.

Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet




“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

[Ctrl C + Crtl V]

COMENTÁRIO: Claro que você se assustou com o sorvete, mas pra mim o refrigerante diet foi o vencedor. Não me esqueço das épocas em que ficava na barraquinha de refrigerante e festas juninas e chegavam aquelas tias imeeeeensas com um lanche de calabresa (proporcional a ela) na mão e pedia uma Coca Zero!
Agora, a pizza e a batata frita me mataram, se eu tivesse tendências a engordar eu já estaria com 90 kg, buuuut, vou tentar me controlar um pouco senão vou chegar aos 30 com pele envelhecida e barriga caída!

Graças a Deus que não citaram a cerveja!
Fecha a conta e passa a régua que eu vou tomar chá...


Post dedicado à Turma Coca-Cola!

domingo, 17 de abril de 2011

Virada Cultural


A Virada Cultural de São Paulo, assim como a Parada Gay, teve seu significado confundido com bagunça, dia de festa e pseudo-carnaval fora de época. Sempre há alguém interessado em algo que é obrigado a aguentar todo tipo de diversidade regional gritando nos transportes públicos, batucando nas paredes dos metrôs e falando como se tivessem discutindo.

É impossível reunir multidão sem a imagem de chiqueiro que São Paulo vira a cada evento como este. Falta lixeiras? Não, pois cansei de ver o chão coalhado de lixo e latas vazias. O povo é porco mesmo.
Banheiros? Impossível. Quando os químicos estão lotados ou impraticáveis, as pessoas apelam a bares e botecos, sempre pagando pra utilizar um calabouço ao invés de um banheiro.

Mas o problema de todo o evento não é só a organização ou a infra-estrutura que bambeia na corda do perigo, o problema de tudo mesmo é o povo. Sempre tem alguém querendo arrumar confusão, ou beber até morrer, ou se drogar até sumir de si mesmo... o público interessado me pareceu minoria dessa vez em algumas atrações! Uma pena...

A minha grande questão com esse post é: até quando o povo vai continuar atrapalhando os eventos organizados para o próprio povo?

RECOMENDAÇÃO DO BLOG:
Banda Sabonetes

Vi os caras no palco da XV de Novembro, às 6h de hoje.
Já os assisti algumas vezes e, apesar de ainda não ter me cativado tanto quanto Vanguart, posso afirmar que eles são musicalmente bons!

Fecha a conta e passa a régua que eu vou dormir...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Hora da Brisa - Beyoncé e a Peruca

Você já reparou que Beyoncé aparece a cada dia com um cabelo diferente? Não importa onde ela esteja, pra gravar clipe, pra sair do carro e entrar no estúdio, pra fingir que ta ensaiando... a Mulher coloca cabelo até pra comprar pão na padaria!

A gente desconfia que até no vídeo Socks and Stilettos ela produziu uma peruca, arrancou uns fios na frente, borriFou uma água pra fingir que tava suada e só falou:



Pois é, amada, a mulher é tão rica que usa peruca até pra fingir que acabou de acordar e aparecer na janela:



Ou você acha que seu cabelo é natural pra tudo?
RUN THE WORLD, GIRL!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crítica "Femme Fatale" - Britney Spears



Podemos dividir a carreira de Britney Spears em dois atos. O antes e depois de "In The Zone".

Se fazer um álbum comercial era o que Britney queria, foi um álbum comercial que ela conseguiu. O disco está repleto de batidas e refrões chicletes e contagiantes. "Femme Fatale" trouxe aquela Britney de “In the Zone” e “Britney” de volta. Os breaks de cada música, a voz tunada e o clima dance 2night faz do disco uma odisséia dançante que estávamos esperando dela desde “Blackout” (que é um dos discos mais interessantes da bonita!).

“Femme Fatale” não deve em nada seus dois antecessores. Apesar de todas as músicas serem parecidas, conseguem fazer dançar e gostar, nem que for um pouquinho, aquela pessoa que já gostou de pelo menos uma música sua.

Till The World Ends, Hold It Against Me, Inside Out e I Wanna Go perfazem a combinação perfeita da balada com que o cd começa. How I Roll é a faixa irmã de Get Naked (I Got a Plan), só que dançante ao invés de sexy. (Drop Dead) Beautiful me lembra um pouco de Beautiful, Dirty, Rich da Lady Gaga, pela repetição do título da canção.

Seal It With a Kiss estabiliza o álbum, mas ouvir Big Fat Bass é como comer um bolo de açúcar, com calda de açúcar e recheio de melado. Embora maluca, a faixa é enjoativa e também segue a linha do computador falando ao fundo, mas Trouble For Me recupera a peteca do disco e segue sobriamente.

Criminal é o que chega mais perto de romântica, a flauta (que, com certeza, não é de verdade) ainda assim é bonita, mas parece anunciar o fim do álbum.

O problema é que, pelo cd seguir a mesma linha o tempo todo, parece que não acaba nunca mais. É realmente um disco cansativo, apesar de bom, mas cinco músicas a menos deixariam o álbum um pouco mais atraente. "Femme Fatale" começa lá em cima, e vem aos poucos caindo. As letras parecem ter sido compostas, todas, numa boate. Falam sempre da batida que está aumentando, do cara que vai pegá-la pra dançar, de estar se produzindo pra sair, passos de dança, a maneira como ela faz as coisas. He About to Lose me e Criminal são as mais interessantes e românticas fora do padrão, mas Selfish (da versão deluxe) volta a chover no molhado.

Britney Spears se mantém sempre num estado de “ela está voltando”, mas isso nunca acontece! Minha esperança é de que faça um álbum tão empolgante e musicalmente bom, como fora na época de “In The Zone”. Se "Femme Fatale" contasse uma história, seria daquela garota porra-louca que só se ferra enquanto leva a vida dançando e aproveitando e se apaixonando por criminosos.

Minha recomendação: escute as 12 faixas da versão Standard e esteja satisfeito, como eu.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Voar!

Rastreie em si mesmo o desejo de VOAR!
Ornamente no mundo o seu modo de AMAR!
Disponha-se a se SURPREENDER!
Ria sempre do seu QUERER!
Imagine-se pronto para, a qualquer momento, PARTIR!
Ganhe de si mesmo e seja MAIOR!
Ore para que mantenha sua fé em VENCER!

Adorar o seu mundo trás FELICIDADE!
Matar o mau humor, trás ALEGRIA!
Ostentar paz e júbilo trás o AMOR!

Vá sempre atrás do que ACREDITA!
Ou enfrente o que parece impraticável
Concentre-se em chegar no TOPO!
Esteja humano para receber seja lá o que MEREÇA!

VOAR! VOAR! VOAR! VAMOS JUNTOS?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

1 Ano, 1 Mês e 6 Dias de BLOG DO NUTI aêêêêêêê!!!

Aniversário do blog passou a exatamente um mês e seis dias e só hoje me dei conta! HUHASHSAHUSAHUAS...
Esperei fervorosamente por esta data e trago um post especial para matar a saudade do que passou e para trazer notícias do que virá!

A forma/fôrma do blog apareceu durante um estudo de clown/palhaço, onde discutiu-se sobre ego, super ego, infra ego e alter ego, pois todos os temos (Viva FREUD!) e então a ideia de criar um blog todo escrito pelo meu alter ego surgiu de uma necessidade de me expressar.


ANTES

O blog se iniciou no dia 5 de Março de 2010 quando eu ainda trabalhava no Massei! O primeiro post era, claro, sobre a Beyoncé e sua turnê I Am... World Tour, onde Jornal "O Globo" fez um crítica bem humorada e eu, em meu alter ego, Nuti, comentei essas críticas.

Só que o alter ego mesmo ainda não estava lapidado nas páginas do blog, ele vinha aos poucos, à medida que eu mesmo ia entendendo meus pensamentos e atitudes. E então as situações em que eu o ouvia foram postadas, como em Eu e o Alter Ego X A Crente Fanática, Situação, Como dar Pinta [Especial da Natalie] e em Teresúrula - A Bruxa da Secretaria. O primeiro mês rendeu. Propaganda da minha própria empresa, resenhas sobre Harry Potter, homenagem ao álbum de Beyoncé, minha opinião quanto a religiões, inspiradas pelo espetáculo ETNOS - Uma Viagem Cultural Através da Música e do Movimento, ainda em cartaz, prostestos, matéria sobre ressaca, um post de uma amiga e um matéria interessante, discutida na sala de xerox, sobre os fatos que denunciam seu amigo gay!


Daí pra frente muuuuita coisa rolou, coisa que revelava muito do meu eu a quem lia. Crítica de disco, artigos de opinião, protestos, desabafos, homenagens, imagens, vídeos da Copinho Produções e comentários do cotidiano vivido por mim by alter ego. Houveram momentos em que o blog desacalerou:


Aos poucos os assuntos foram se recuperando, e então foi criado a Piadinha do Mês, o TOP 5 - Melhores Séries,



que se estendeu até o mês de Agosto do mesmo ano, e o quadro delicioso:





Protagonizado pelas mulheres e homens de conteúdo admirável que, em seis edições, embelezaram as páginas desse blog com tudo aquio que a natureza NÃO lhe deu nem em permuta!


Elaine Solteirona na Pista, Maiara Pão-Com-Leite, Mortícia Adelícia, Creuza Leveza, Estela Primavera, Soraia a Fada, Márcia Baleião, Martina Rogers, Ana Paula Vergão, Paulina Vitamina, as irmãs Andréia e Paula daSilva, Mário-de-Atrás-do-Armário, Marcinho da Furada e os emos Srtº Marquito Fofuxito S2, Sr. Fuck Me Gaga e Srtº Ronandré mandaram seus perfis e frases preferidas para o Blog o Nuti e entaão abri o quadro para você que procura conteúdo e "que tem a frase 'Beleza não se põe na mesa' nessa sua cabecinha insana"!


Inspirado em ETNOS, entrou no ar o quadro "Pergunte Pra Tia que a Tia Responde", durando 2 míseras edições (poorque era ruim!), junto com o "Vivendo Num Mundo Globalizado", onde Patrícia e Gabi não conheciam Madonna ou não sabiam que Michael Jackson fazia parte do Jackson 5! Veio então o post histórico da Máquina de Xerox:


Nesse ínterim surgem Frank e Alejandro, extensões do ego que se relacionam com Nuti e comigo mesmo enquanto meu cérebro registra situações que valem a pena ser postadas no blog. Aí veio a nostalgia, as expressões de todos os egos, mais posts da Laka, dicas de discos, vídeos engraçados, diário de sonhos, fim do Etnos, fim dos quadros, textos irônicos, filosóficos, revoltados e indignados, curiosidades, politicagem, informação, notícias bizarras e até um manual de como lidar comigo! Fui pra matemática astrológica, pra mais piadinhas e tirei outro recesso:




Voltei com energias repostas, que logo seriam sugadas por um relacionamento conturbado que virou novela aqui no blog. Posts emblemáicos por aqui: Manual de Como Namorar um Bad Boy, O Que Fazer ao Terminar o Relacionamento, Caso Curioso: Crime no Parque da Xuxa, Fé No Homem, Correntes Mortais, e o post que mudaria de fato irreversivelmente a história desse blog: Confissão. À partir desse dia, não enxerguei Frank, ou Alejandro, ou Nuti... estava mais pra mim mesmo que pra qualquer outro. Mas eu ainda não estava totalmente ferrado! O fim do ano de 2010 foi bombando em posts de Fatos da Década, Espíritos Ambulantes e Corpos Enterrados (um conto baseado em fatos reais), o mistério da conta iamamiwhoami do Youtube, Simpatias de Ano Novo, comenadas por mim (claaaaro!), a estreia de mais um vídeo da Copinho Produções e um release do meu ano maravilhoso.


No começo deste ano, o blog estava absolutamente saudosista, filosófico e com uma outra cara do que fora naqueles tempos em que comentar MEU cotidiano de maneira engraçada era o foco. O Blog do Nuti, de variedades, sempre manteve o mesmo layout, mas muda conforme meu eu. Este post fala tudo:



Mas se teve uma coisa que me deixou frustrado foi o post No que resultou a soma: Johnny Depp + areia falsa + dançarinas com maracas + Mortícia Adams + música russa + bate forte o tambor...!!! HASHUASHASHSHUUSAUHAS.


Aí a emoção tomou conta do blog, a minha rotina havia ficado mais poética e meu coração voltava a bater dolorosamente apaixonado! O post A Vocês... é um dos que eu mais gosto, assim como Medo da Solidão. Mas é no Quem é Ele que descubro de fato quem é o meu outro eu, em uma Era em que eu estava no auge da minha paixão pela vida, numa miscelânea de sensações e situações. Drogas, loucuras, textos e mais texos me ajudaram a amenizar o que eu sentia e o blog era meu conforto diário. E como ler o que as pessoas me comentavam era bom! Me dá forças pra continuar escrevendo! Aos poucos a coisa começou a voltar ao normal, notícias, o quadro Hora da Brisa, piadinhas, matérias, dicas, artigos de opinião, mais confissões, notícias, notícas bizarras, homenagem ao blog da Cleycianne e várias citações ao nosso parceiro Estranho Universo, mais dicas de discos, polêmicas, poesia, críticas, positividade (recuperei minha alegria), cultura e politicagem novamente.


Quase fiz uma resenha crítica do blog, que não deve ser criticado pois não se trata de uma revista! Estou satisfeito por essa página de internet ter sido meu conforto e, muitas vezes, muro das lamentações. Agradeço a você, que tem história aqui, que comenta, que lê, que segue, que divulga, que concorda, que discorda, afinal, LIBERDADE DE EXPRESSÃO PRA TODOS!!!


À partir do mês que vem, novidades virão! Quadros novos e manutenção dos que já existem! O BLOG DO NUTI NÃO PARA, NÃO VAI PARAR E NÃO VAI SAIR DO AR! E SE VOCÊ NÃO GOSTA DESSA IDÉIA, A PATROA TE MANDA UM RECADO:



Fecha a conta e passa a régua que eu vou encher a cara!

O que se tira de "PRA TODOS OS CANTOS"?

Durante a pesquisa no processo de Pra Todos os Cantos, pude notar o quanto algumas pessoas são fechadas e limitadas em suas idéias e só e, detalhe, por elas mesmas. A rotina, o cotidiano de todo mundo é igual! Trabalhar, cuidar dos filhos, quando se tem e descansar quando dá. Trabalhar faz parte da vida das pessoas, mas aliena o cidadão que, querendo ou não, se fecha numa gaiola solitária e baseia toda sua vida em trabalhar e descansar do trabalho! Pergunto-me, onde está a felicidade nisso, por mais que se trabalhe no que gosta? Onde está o olhar para o lado, onde a viseira imposta por si mesmo o impede de enxergar além?

Indaguei na rua sobre a freqüência ao teatro, não ouvi uma resposta sincera. Quem disse que visitava uma platéia não demonstrava muita confiança e havia quem se contradissesse, quando afirmavam que não iam por falta de tempo, mas que tinham o final livre pra descansar.

Talvez por minha figura excêntrica, ou pela figura de meu companheiro de trabalho e amigo, vestido de social, divulgando um espetáculo de teatro e dança, e indagando-os sobre coisas fora de seu cotidiano, as pessoas acreditavam que fariam bem aos nossos ouvidos suas palavras de “você faz isso? Então eu gosto!” Ninguém dissera que não gostava, ou que não era muito chegado ou que simplesmente não se interessava! Não consigo enxergar o problema de ser sincero.

Por essa razão a pergunta que pede franqueza íntima foi lançada a elas: O que você faz pra mudar a sua vida?

- Estudo.
- Trabalho.
- Saio de final de semana.
- Só ganhando na loteria!
- Nada!

Todos acabaram me relatando o dia-a-dia enquanto pensavam na pergunta. Era similar, do dono da banca de jornal, a quem passava na rua, a chefes de empresa... os cotidianos eram os mesmos! O que eu ouvi mudou a minha vida: a sinceridade estava no povo da rua! Foi o dono da banca de jornal que respondeu prontamente que pra mudar a vida era preciso ganhar na loteria, a moça da lanchonete, muito expressiva por sinal, disse, sem crise, que não fazia nada pra mudar (o que me inspirou na interpretação do personagem), o frentista também me respondeu, desconfiado, apesar de pensar e pensar, que nada fazia pra nada mudar. Percebi que todas essas respostas estavam embasadas no ganho de dinheiro. Natural, já que o povo não o tem!

Mas foram os chefes de empresa que se justificaram, alguns ficaram paralisados nos cinco segundos que sucederam a pergunta, mas acabaram falando, enquanto pensavam, palavras e palavras, algo até falso-filosófico, sobre o cotidiano, sobre o cuidar dos filhos, sobre o descansar... eu cheguei a ficar triste por eles.

Minha teoria de infelicidade foi confirmada. No primeiro momento todo mundo pensa em trabalhar, acoplado a essa idéia está o ganhar bem, e então o dinheiro movimenta a rotina de quem precisa sobreviver. O entretenimento fica por conta da TV, relaxante, colorida, na frente do sofá, formando as opiniões do cansado que não tem tempo nem de analisar uma notícia. A necessidade do ser feliz vai sendo consumida pelo trabalho, trabalho, trabalho, trabalho... quando se nota, a pessoa está com a mente envelhecida, limitada e chateada com o mundo que ela mesma fez. Necessidade de sobreviver todo mundo tem, mas ninguém dá muito valor à necessidade de VIVER, e sabe por quê? Porque ela não te dá salário no fim do mês!


O espetáculo esteve no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho em São Caetano do Sul neste sábado, dia 09 de Abril, às 20h, como uma injeção na mente do público, procurando instigar cada um daqueles que se sentaram nas poltronas para se entreterem, a pensar se faziam algo pra mudar a sua vida!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Assista e morra!

Confesso que não sei qual meu sentimento em relação a esse vídeo. Ou eu acho engraçado pela burrice da coitada, ou sinto vergonha de ser brasileiro por conta da última frase do repórter ou fico indignado com as vontades das pessoas.

No todo, tiro duas conclusões:
- A vida é de cada um;
- Tem peito demais aqui no blog!


[Informação verdadeira?]
Fecha a conta e passa a régua que eu vou encher a cara!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vontade Repentina

Hoje eu acordei com aquela vontade de deixar o mundo comum para conhecer outros. Preparar um mochilão com roupas, meu mp3, câmera com memória de 82 gb e o celular carregado de mensagens. E então, partir com minhas últimas economias para todos os lugares dos quais nunca ouvi falar. Não me entenda mal, não que eu sinta vontade pelo largar tudo, mas pelo encontrar tudo.
Viveria assim, hospedado em casas de outras pessoas, como viajante e fotografar o mais belo, com minhas melhores músicas. Desbravar lugares escondidos, dormir em cabanas e cavernas, conhecer pessoas novas com sotaques diferenciados, ver noites lindas e pingar de casa em casa.
Comeria da natureza e das receitas antigas das famíias, minha contribuição seria uma foto daquele local, com a dedicatória de um viajante incomum que por ali passara. Não haveria preocupações com dinheiro, rotina, contas, pontualidades, trabalhos ou qualquer outra coisa. Na hora da saudade, choraria com minhas músicas, abrigado da chuva, mandaria mensagens para as pessoas do coração e elas me responderiam.

Eu talvez não voltaria, ficaria longe mesmo, contemplando o mundo que infelizmente muitos não conhecem, incluindo-me. Minha alma seria renovada a cada amanhecer, ao me banhar em cachoeiras e rios ou ao fotografar a delícia do universo.
Me pergunto se teria coragem para tal... você teria?